Marketing de conteúdo se trata de uma estratégia para atrair clientes através de conteúdos relevantes, a exemplo de e-books, posts, vídeos ou texto. Esse é um método que não realiza uma promoção direta da marca, mas que pretende solucionar problemas.
O marketing digital hoje não é mais uma tendência no mercado, e sim um investimento quase que prioritário na maior parte das empresas. Se o seu negócio pretende permanecer relevante, é necessário ter visibilidade digital.
Por conta disso, hoje quase todos estão inseridos na internet, mas precisam ganhar a atenção do público de diversas formas, como por meio do marketing de conteúdo.
Então, você deve adotar algumas medidas estratégicas para adquirir clientes, e caso você ainda não conheça sobre o marketing de conteúdo, é importante se atualizar e aplicar esses métodos no seu negócio.
Entendendo sobre o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia com o foco em engajar o seu cliente ou público-alvo, aumentando a rede dos clientes e dos potenciais clientes, através da criação de conteúdo de valor.
Dessa maneira, você está atraindo pessoas, envolvendo e gerando valor a elas, portanto, com o tempo, esses visitantes criarão uma nova perspectiva sobre a sua marca, gerando mais negócios.
Um conteúdo considerado bom não é aquele com o foco em vender, e sim em trazer benefícios aos leitores, como a resolução de um problema ou esclarecimento de dúvidas acerca de um tempo.
A venda, então, se torna uma consequência do processo de marketing de conteúdo, que não é somente útil, mas também passa uma mensagem para o público no momento que ele está precisando.
Ao promover um conteúdo de valor, o seu público vai compartilhar isso com os amigos, familiares e conhecidos no geral.
E, por fim, se você está ajudando o seu público, as pessoas criam uma imagem positiva sobre a empresa e a marca, sendo mais propensa a fechar negócio com você.
Estratégia do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo deve ser planejado, e a sua estratégia vai levar em consideração o levantamento de todos os pontos existentes e necessários antes de pôr em prática.
Planejamento
O planejamento é o primeiro passo, em que vai deixar claro que está participando da equipe, quem vai desempenhar determinada tarefa e de que forma essas metas serão atingidas.
Elaborar a persona
Após definir a atribuição de todos, vocês precisarão desenvolver a persona, e com isso a criação de conteúdo vai fazer mais sentido, já que agora será possível visualizar melhor as pessoas direcionadas.
Criar, de fato, o conteúdo
Saindo do campo da análise e do estudo, agora chegou o momento de criar o conteúdo, e eles podem estar nos mais variados formatos, mas precisam ser voltados para o público que foi definido, como por meio de blog, vídeos, e-mail etc.
Distribuição do conteúdo
Ao ter o conteúdo pronto, você precisa promover isso nos melhores canais, ou seja, aqueles que a sua persona mais utiliza, pois ficará mais fácil desse conteúdo chegar ao público indicado.
Mensurar os resultados
Para ter a certeza da eficácia das suas ações, analise os resultados do tráfego, SEO, interações sociais e networking.
Entendemos então que a principal estratégia aqui deve ser atrair o público de maneira sutil, deixando que as pessoas venham até a sua empresa no tempo que acharem melhor.
Você vai atrair o público através de um conteúdo de relevância e converter os visitantes em leads, o que vai aproximar essas pessoas do seu negócio, tornando-se potenciais vendas.
E, ao final desse processo, vender, pois se o seu lead demonstra interesse no produto ou serviço, a sua empresa está oferecendo a solução que ele precisa.
O marketing de conteúdo é primordial
Diante do que foi exposto, entende-se que o marketing de conteúdo é primordial para o crescimento da sua marca e a presença digital da empresa. Entregue conteúdo de valor para os seus clientes e verá que isso chamará a atenção deles, recomendando os seus serviços aos conhecidos.