A automação de marketing é a utilização da tecnologia com a finalidade de automatizar processos ou ações de marketing, reduzindo os trabalhos manuais e aumentando a eficiência dessas ações.
Hoje, a automação de marketing é tida como o principal método que avança e nutre os leads no processo de venda até o momento de comprar.
É interessante entender, de fato, o que é a automação de marketing, pois muitos ainda pensam que ações feitas de maneira automática (como agendar postagens) já são automação de marketing.
No entanto, essas são ações simples e estão abaixo do que se considera automação de marketing efetiva. Dessa maneira, a automação de marketing indica compreender e agir de forma escalável e personalizada com quem interage com os seus canais digitais.
Então, é entender o que interessa o lead, bem como o seu estágio de compra, de forma a dar a ele as informações necessárias para concluir esse processo inteiramente automatizado.
Dessa maneira, o investimento na automação de marketing possibilita o aumento da receita e das vendas, reduzindo o custo da aquisição de clientes.
Como iniciar uma automação de marketing eficaz?
Investir em automação de marketing pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, e por isso, vamos conferir algumas dicas de como você pode iniciar esse processo de forma eficaz.
1. Defina as estratégias que você vai adotar
O primeiro passo para a automação de marketing é definir a estratégias, bem como as métricas da sua campanha, de automação de marketing, afinal, é essencial ter esse objetivo muito bem definido.
Quem você deseja atingir e como será feito isso são reflexões que devem estar bem traçadas. Depois de definir essa estratégia, a sua campanha será mais eficiente, ficando, inclusive, mais fácil de medir os resultados.
2. Escolha um software ou ferramenta
Atualmente, existem muitas ferramentas e softwares que te ajudam nesse momento, de automação de marketing, mas você deve optar por aquele que melhor atende as suas necessidades.
A automatização dos processos de marketing resulta em uma equipe com mais tempo para traçar melhores estratégias e não se ater a atividades puramente operacionais.
3. Estabeleça quais os gatilhos que serão postos
Outro passo importante é estabelecer quais os gatilhos para um lead entrar no seu fluxo de nutrição. Esse gatilho pode ser um segmento da sua empresa ou um cargo, sendo uma característica do lead.
Mas também pode ser a interação que o lead tem com a sua empresa, a exemplo de um contato do site ou download do material que você disponibiliza.
4. Trace como será a interação do lead e as etapas da compra
Depois de colocar em prática as dicas anteriores, você precisa definir a interação entre o seu lead e cada etapa de compra que a sua empresa estabeleceu.
Então, no planejamento, você deve pensar nessa interação com um e-mail, redes sociais ou modificar as propriedades em um software sobre cada fase até, de fato, concretizar a compra.
5. Decida sobre os conteúdos que vai oferecer
Em cada etapa do processo de compra, você deve oferecer algum conteúdo para compartilhar com o seu cliente, mas isso requer um certo planejamento prévio, para entregar um conteúdo de valor.
Então, crie um tipo de sequência que siga uma lógica nos conteúdos que você vai enviar para o lead, ajudando-o, então, a avançar de forma automática no processo de compra.
6. Implemente fluxos de nutrição
Por fim, implemente fluxos de nutrição no software, ao definir regras no fluxo e qual a periodicidade da interação com os leads. Antes de “rodar”, teste e veja se está tudo funcionando da forma que desejava e esperava, depois é só ativar.
Facilite os processos da sua empresa
A automação de marketing, assim como de outras áreas, chegou para facilitar os processos da sua empresa, então, use isso ao seu favor. Portanto, atualize alguns métodos do seu negócio e atenda com mais agilidade os consumidores que buscam por seus serviços.