Ao falar sobre site profissional, é muito comum que as pessoas já pensem grande, como páginas com desenvolvimento em HTML, com conteúdo voltado para o negócio, mas esse é um pensamento mais antigo, pois hoje entendemos de maneira diferente.
Um site pode ser visto como a sua apresentação digital, inclusive sendo um canal ótimo para criar estratégias virtuais, gerando novas oportunidades de negócio. Logo, para prospectar clientes, ter um site profissional deve ser o seu primeiro passo.
Há algum tempo, para fazer sites era necessário contratar um profissional para tal, e o processo de criação era muito mais longo. Todavia, hoje em dia usufruímos de caminhos mais simples.
Contudo, entender a importância de um site profissional é prioridade nesse momento, vamos conferir mais detalhes sobre o assunto?
Ter um site é primordial para todos os tipos de negócio
Criar um site é primordial para todos os tipos de negócio, isso porque, você deve utilizar a internet como seu aliado, usando ferramentas como vídeos, redes sociais ou listas de e-mail, entretanto, o site deve ser o seu principal canal.
Cada rede social tem a sua própria limitação, tendo somente fotos, vídeos ou textos cada uma, além de restrições quanto a descrição ou como desenvolver a sua própria página.
Dessa maneira, o site consegue reunir todas as ferramentas possíveis que você precisa para divulgar o seu negócio. Inclusive, por meio do site você pode incluir outras informações que lhe ajudam no compartilhamento de todas as redes sociais.
A sua presença no mundo digital é essencial e tudo deve começar pelo site.
Principais características de um site profissional
O site profissional apresenta algumas características e dentre elas trouxemos as principais para que você entenda melhor sobre.
Domínio próprio
Ao falar sobre um site profissional, o domínio é imprescindível. O domínio é aquele texto digitado na barra de endereço do seu navegador, o URL, dando acesso ao site em si. Por isso, a escolha do domínio, e o seu nome, deve ser estratégica.
Hospedagem
O domínio permite que o seu público tenha acesso ao site, porém, ele deve estar “guardado” em um lugar, e para isso surge o servidor de hospedagem, também conhecido como host.
Dessa maneira, o servidor te oferece um espaço na internet para conseguir armazenar o conteúdo do site, incluindo arquivos, vídeos, textos e muito mais, contando com funcionalidades de webmail ou certificado SSL (segurança do site), dependendo da empresa que você contrate.
CMS (gerenciador de conteúdo)
CMS significa Content Management System, que é um sistema usado para gerir os conteúdos publicados no site. Dessa maneira, todo tipo de conteúdo postado nessa página passa primeiro por um gerenciador. Atualmente existem muitos CMS na internet, mas o mais popular e, na nossa opinião, o melhor para trabalhar, que dá mais produtividade é o WordPress.
Além de ser o mais utilizado no mundo, é o “preferido” do Google para indexar suas páginas. O Google adora WordPress.
Passos para criar um site profissional
Para criar o seu site profissional você precisa seguir alguns passos importantes, sendo o primeiro deles estabelecer o objetivo do seu negócio, antes mesmo de desenvolver essa página digital.
Depois disso, adote uma estratégia elaborada para o seu site, cuja base é a persona (representação do seu cliente) e o funil de vendas (jornada de compra).
Escolhendo o domínio, o servidor de hospedagem e o CMS, além de se certificar que o site é mobile friendly, você poderá otimizar o seu site para SEO e melhorar o ranqueamento dessa página nas buscas.
Por fim, não se esqueça de instalar os plugins necessários, fazendo uso das ferramentas de conversão, como formulário para gerar leads, botão de redes sociais e mais.
Agora que você já sabe a importância de ter um site profissional e como funciona, de maneira geral, a criação dessa página, trace uma estratégia para o seu negócio turbinar no mundo digital.