Lojas virtuais para otimizar vendas

Lojas virtuais

Atualmente, muitos brasileiros estão colocando em prática as suas ideias de empreendedorismo. E dentre elas, uma prática já frequente é a construção de lojas virtuais a fim de otimizar as vendas.

No cenário de economia instável que estamos vivendo hoje, as lojas virtuais foram responsáveis por compor parcial ou totalmente a renda das pessoas, não sendo somente mais uma renda extra, mas fundamental para o ganho mensal.

Se você tem uma ideia de negócio, porém não sabe onde iniciar esse novo projeto, a construção de lojas virtuais pode ser um bom começo.

Escolha o seu segmento

A construção de uma loja virtual engloba muitas etapas e a primeira delas se trata de uma pesquisa do mercado que você pretende atuar. Para verificar as suas chances no mercado, realize buscas sobre a demanda em relação ao produto ou serviço que você vai comercializar.

Além de escolher o seu segmento, é importante dar relevância ao público-alvo, ou seja, quais são as principais necessidades dos seus clientes? Quais os seus desejos? E como você pode atender da melhor forma essa pessoa?

Benchmark, compare outras lojas virtuais

Depois que você escolheu o seu segmento, o próximo passo é a pesquisa de benchmark, tanto no mercado nacional como no internacional.

Nesse momento, você vai analisar quais os concorrentes, avaliando então o desempenho deles nas suas funções, assim, será possível aperfeiçoar os seus métodos e produtos.

Aqui, o objetivo do benchmark é verificar os casos de sucesso dentro e fora do seu segmento, podendo se inspirar nos exemplos que você deseja seguir.

Procure se destacar

É importante sim seguir com as boas práticas do marketing digital, mas você deve ir além daquilo que ensinam a todos, afinal, você não quer ser só mais um nesse mercado competitivo.

Então, inove e coloque na sua loja técnicas diferentes, pois o universo e-commerce está cheio de empreendedores atualizados nas mais recentes tendências, portanto, supere a sua concorrência.

Escolha o seu domínio

O domínio é o termo que proporciona a identificação da sua loja na internet. Por isso, esteja atento ao nome que você vai escolher, incluindo palavras-chave do seu nicho, pois essa decisão pode impactar diretamente na ascensão da sua loja virtual.

Após decidir o nome, verifique se há disponibilidade para esses termos nas ferramentas de registro e pesquisa. Faça esse registro o mais rápido possível, de forma a garantir o domínio que escolheu.

Tenha cuidado com a segurança da loja

Para garantir que nada vai dar errado com a parte operacional da sua loja virtual, tenha cuidado com a segurança, reunido o máximo de componentes de segurança, dando transparência nessa relação com o cliente.

Até porque, da mesma forma que ocorre com o comércio eletrônico, é muito recorrente a incidência de fraudes no mundo digital. Dessa maneira, adote um sistema antifraude, a fim de proteger os seus pagamentos, evitando clonagens e roubos.

Para dar aos clientes a segurança necessária à privacidade, é essencial ter o SSL (Secure Socket Layer) e, caso sua loja seja construída com base no WooCommerce (que recomendamos bastante), utilize plugins premiums contra ataques e invasões, protegendo dos dados cadastrais dos seus clientes, como cpf ou números de cartões de crédito.

A apresentação de certificados de segurança na sua loja virtual pode ser uma ótima opção para afirmar a sua preocupação com essa questão.

E não esqueça da Nova Lei Geral de Proteção de Dados. Sua loja tem que está de acordo com as recomendações da LGPD. Caso não esteja, pode causar um grande prejuízo a sua empresa, pois as multas podem chegar até a 2% do faturamento da organização no ano, com limite de 50% por infração.

Conclusão

Você deve investir em todas as estratégias de marketing digital que julgar necessárias, com o intuito de favorecer o negócio. Por isso, um bom início é com a sua loja virtual e a consequente divulgação dessa página nas suas outras redes sociais, criando uma ótima rede de contatos e gerando leads.

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