A importância de uma identidade visual para sua empresa

Identidade visual

A prospecção de clientes envolve diversas estratégias, e uma delas é a identidade visual, responsável por atrair, ou até mesmo afastar, um cliente antes da decisão de finalizar o processo de compra.

Quando a identidade visual é feita de maneira profissional, ela consegue conquistar o seu público antes de trazer o cliente até a loja ou ao site, dependendo da sua modalidade de negócio.

No entanto, caso essa identidade visual seja feita sem nenhum planejamento ou organização, o resultado pode não agradar muito os clientes, o que não contribuirá com a prospecção.

O que é identidade visual

Em resumo, a identidade visual, ou também conhecida como ID, é a marca da empresa, ou seja, todo e qualquer elemento que auxilie os clientes a reconhecerem a instituição, como as cores, logotipo, fotografia, ícones e outros.

Dessa maneira, a ID é como os seus consumidores podem enxergar a empresa, e sempre associar essas duas imagens. Por esse motivo que a identidade visual deve ser marcante e elaborada detalhadamente.

Além disso, a identidade visual serve para orientar uma certa padronização em todos os elementos utilizados pela empresa, como os materiais, mantendo a mesma aparência para tudo, tanto para lojas físicas como para e-commerce.

Qual sua finalidade

A finalidade da ID é aplicar, em uma marca, os valores em forma de elementos visuais, isto é, essa identidade vai além da criação de um simples logotipo, consistindo em diversos materiais de marketing.

Esses elementos incluem os cartões de visita, site e redes sociais, embalagem dos produtos, aparência do PDV e os materiais impressos.

Percebe-se que a identidade visual é a chave para dar continuidade em qualquer estratégia eficaz de marketing. Logo, para que essa identidade seja profissional, faça uma pesquisa, interna com os valores da empresa e externa em relação ao público e a concorrência.

Tenha cuidado ao desenvolver essa ID, afinal, o estilo adotado deve transmitir uma imagem apropriada ao que a sua empresa trabalha, sejam produtos ou serviços.

Por que ter uma identidade visual é importante?

Ter uma marca forte significa que você será facilmente reconhecido por seus clientes, dessa forma, as empresas que possuem identidades visuais consistentes podem ser rapidamente associadas aos produtos oferecidos.

As empresas mundialmente conhecidas, a exemplo da Apple, Adidas, Google ou Coca Cola investem bastante no desenvolvimento de suas marcas, por entenderem como isso influencia as suas vendas de forma direta.

Dentre os benefícios percebidos com uma boa identidade visual podemos citar os seguintes:

  • Criar personalidade, o que promove a comunicação com o público
  • Oferece consistência nos materiais de marketing, devido a padronização
  • Consegue diferenciar as empresas na concorrência, posicionando-as de maneira adequada
  • Aumenta a memorização pelo público
  • Auxilia no estabelecimento da lealdade e confiança do cliente

Quem deve criar a identidade visual

Caso você queira apostar na identidade visual, quem deve se encarregar por esse trabalho é um profissional da área, afinal, ele domina esse assunto, e pode preparar da melhor maneira essa marca.

Existem maneiras simples de construir a sua identidade visual, de forma autônoma, mas isso fará com que a sua marca pareça mais com a concorrência, não atingindo o objetivo de destaque que você deseja.

Um profissional da área poderá criar um design próprio com o intuito de exteriorizar os valores da empresa.

Conclusão

A identidade visual é uma parte muito importante da sua estratégia de marketing e de prospecção de clientes. E como esse passo envolve muitos requisitos importantes, é interessante que um profissional capacitado faça esse trabalho, podendo ser um profissional autônomo ou empresa voltada para o marketing, por exemplo. Que tal uma consultoria gratuita para criação da identidade visual e estratégia de marketing para sua empresa? Ficaremos felizes em atendê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima