10 bancos de imagens gratuitos profissionais

10 melhores bancos de imagens gratuitos profissionais

Precisamos de boas fotos para praticamente tudo. Se você é designer, web designer, social media, agência, freelancer, empreendedor, trabalha com marketing digital ou tradicional, com certeza precisa de imagens profissionais para criar seus projetos e campanhas. E sabemos que nem sempre temos um budget suficiente para contratar fotógrafos e modelos, e nem mesmo comprar as fotos que desejamos.

Por isso, trazemos uma lista com os 10 melhores bancos de imagens gratuitos e profissionais, royalty free, ou seja, livres de direitos autorais, para você utilizar em todos os seus projetos web ou projetos impressos.

Na lista que colocamos a seguir, não há uma classificação de melhor ou pior. Todos são ótimos bancos de imagens, tanto com qualidade na sua composição, quanto na sua resolução. Alguns bancos de imagens possuem uma versão gratuita e uma versão paga. Mas mesmos aqueles que possuem uma versão paga, as imagens gratuitas vão superar suas expectativas. Então, sem demora, vamos à lista.

1. Freepik

Acredito que o Freepik seja o banco de imagens mais conhecido dessa lista. Além de possuir ótimas fotos gratuitas, também possui uma versão paga e muitos outros recursos como ícones, vetores, imagens em 3D e até artes prontas para você baixar e troca somente o texto. A licença de uso das imagens gratuitas do Freepik pede que, quando usadas sem um plano de assinatura do site, você deve dar os créditos da imagem como indicado no site.

2. Pexels

Pexels é um excelente banco de imagens e vídeos também. Todas as imagens e vídeos são gratuitos que, diferentemente do Freepik, não há a necessidade de colocar os créditos do autor. Você pode baixar as imagens em diferentes resoluções e, se desejar, pode doar qualquer valor ao fotógrafo ou filmmaker.

3. Motion Array

Neste site podemos baixar de forma gratuita não somente fotos e vídeos, mas também áudio, templates para After Effects, Premiere, Final Cut, além de muitos outros recursos como plugins e ferramentas para edição de vídeos. O site também possui uma versão paga.

4. Picjumbo

No Picjumbo todas as imagens são gratuitas. Contudo ele disponibiliza coleções extras que, para obtê-las, é necessário fazer um plano de assinatura.

5. Pixabay

Outro site também bastante conhecido é o Pixabay. Aqui você pode fazer o download de fotos, ilustrações, vetores, vídeos, músicas, efeitos sonoros e gifs. Todos os recursos são gratuitos sem ter necessidade de dar créditos ao autor.

6. StockSnap.io

Assim como a maioria dos bancos de imagens gratuitos, o O StockSnap.io é um site de download de fotos gratuitas sem restrição de uso e sem a necessidade de dar créditos ao autor ou ao site. Também uma ótima opção para guardar nos favoritos.

7. Unsplash

Muito parecido com o Pexels, o Unsplash também disponibiliza todos seus recursos gratuitos. Você pode fazer o download em várias resoluções e sem necessidade de créditos.

8. 123RF

Este é um banco de imagens bastante conhecido das agências. Há algum tempo atrás do 123RF só possuía versão com assinatura, mas agora ele já dispõe de uma versão gratuita. É também uma ótima opção.

9. UnDraw

Esse é diferente de todos os outros bancos de imagens gratuitos. Ele não é um banco de imagens, mas de ilustração. Contudo, é uma ótima indicação para quem precisa de ícones, vetores para sites, como SVG, e as suas ferramentas nos ajudam a poupar bastante tempo. Vale à pena conhecer o UnDraw.

10. All The Free Stock

E agora, nossa cereja do bolo! Para quem chegou até aqui, realmente não vai se arrepender. O All The Free Stock não é um banco de imagens, mas sim um agregador de recursos grátis. Suas categorias incluem diversos recursos grátis como foto, mockups, vídeos, efeitos sonoros, templates de sites, fontes, ícones e até templates de emails. Aproveite bem os recursos do All The Free Stock.

Agora não faltam recursos para todos os seus projetos! Sua criatividade é o limite. Esperamos que aproveitem todos os recursos e até a próxima.

Rolar para cima